Principal Arcabouço da Legislação de P,D&I
Sistema Brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
O sistema brasileiro de inovação é formado por inúmeros atores, cuja atuação se dá nos mais diversos níveis e com os mais diferentes propósitos. Em trabalho recente, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI, se dedicou a definir os principais atores e qual a sua contribuição para as atividades que eles desempenham no ecossistema.
Nos ateremos aos aspectos conceituais do mapa produzido pela ANPEI.
Fonte: ANPEI. Mapa do Sistema Brasileiro de Inovação. 2a. edição. 2014, p. 5.
Como o mapa aponta, os atores desse sistema desempenham diversos papéis/macroatividades: (i) articulação e identificação das causas; (ii) aquisição e uso do conhecimento; (iii) recolhimento e distribuição de impostos; (iv) investimento de recursos; (v) apoio à gestão de projetos inovadores; (vi) desenvolvimento e uso da tecnologia; (vii) empreendedorismo; e (viii) fornecimento da infraestrutura.
Os atores que compõem esse sistema são: (i) o governo em suas diferentes esferas e setores; (ii) as instituições científicas, tecnológicas e de inovação, as universidades e as instituições de pesquisa; (iii) as entidades de classe; (iv) as empresas; (v) os investidores; (vi) os habitats e entidades de suporte. Esses atores se dividem na realização dos papéis/macroatividades mencionados acima.